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Telefonia Sip - TW Solutions

Telefonia Sip

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No mundo do VoIP, a SIP é um protocolo de configuração de chamadas que opera na camada de aplicação. A sigla SIP significa Protocolo de Iniciação de Sessão, onde em IP e telefonia tradicional, os engenheiros de rede sempre fizeram uma clara distinção entre duas fases diferentes de uma chamada de voz. A primeira fase é "configuração de chamada", e inclui todos os detalhes necessários para falar dois telefones. Uma vez que a chamada foi configurada, os telefones entram uma fase de "transferência de dados" da chamada usando uma família de protocolos totalmente diferente para realmente mover os pacotes de voz entre os dois telefones.

O SIP é um protocolo muito flexível que possui grande profundidade. Foi projetado para ser uma maneira geral de configurar sessões multimídia em tempo real entre grupos de participantes. Por exemplo, além de chamadas telefônicas simples, o sistema de Telefonia SIP também pode ser usado para configurar reuniões de multicast de vídeo e áudio ou conferências de mensagens instantâneas.

Neste artigo, nos concentraremos nos recursos do SIP para VoIP e como ele configura chamadas que usam RTP (o Protocolo de Transporte em Tempo Real) para realmente enviar os dados de voz entre telefones, apesar de ser um protocolo não são muitas empresas que trabalham com o sistema de Telefonia SIP, mas a TW Solutions possui soluções para o sistema de Telefonia SIP.

A Telefonia SIP também tem grande amplitude, pois faz mais do que apenas lidar com a configuração de chamadas. A tabela abaixo mostra as cinco principais funções dentro do SIP do ponto de vista VoIP.

Entendendo um pouco mais sobre a Telefonia SIP

Uma das coisas maravilhosas sobre SIP é que é um protocolo baseado em texto modelado no modelo de solicitação / resposta usado no HTTP. Isso facilita a depuração porque as mensagens são fáceis de construir (se você é um desenvolvedor) e fáceis de ver (se você é um gerenciador de rede). Contraste com H.323, o SIP é um protocolo extremamente simples.

No entanto, possui recursos poderosos suficientes para modelar o comportamento de um PBX de telefone tradicional muito complexo. O sistema de Telefonia SIP pode executar IPv4 e IPv6 e pode usar TCP ou UDP. As implementações mais comuns, porém, usam IPv4 e UDP. Isso minimiza a sobrecarga, acelerando assim o desempenho.

Embora dois dispositivos SIP possam conversar diretamente uns com os outros, eles geralmente usarão um sistema intermediário que atua como um proxy SIP. Observe que o proxy SIP só participa nas mensagens SIP --- uma vez que a chamada está configurada, os telefones enviam seu tráfego de voz diretamente entre si sem envolver o proxy. Os proxies SIP são muito úteis na descarga de tarefas e na simplificação da implementação de telefones de estação final.

Por exemplo, um telefone SIP pode querer fazer uma ligação para outro telefone na extensão 4094. Embora o telefone possa ter algum modo mágico de traduzir esse 4094 em um endereço IP ou local, normalmente ele simplesmente enviará seu pedido de chamada para o seu próprio SIP proxy. O trabalho do proxy SIP é saber o que significa "4094": isso é um telefone? Um sistema de atendimento automático? Talvez vários telefones sejam todos de uma vez?

Outra operação comum no sistema de Telefonia SIP é chamada de Registro. Em nossa chamada de exemplo, isso pode ser como o proxy Biloxi aprendeu onde Bob estava localizado. A capacidade de registro é especialmente útil em um ambiente onde os telefones não têm endereços IP estáticos (como um ambiente DHCP ou quando um telefone viaja com seu proprietário). Em SIP, o servidor de registro pode ser co-localizado com o servidor proxy ou eles podem ser sistemas diferentes. Bob também não se limita a registrar-se em um único local. Ele poderia ter telefones SIP em casa e no escritório que se registrar com o servidor SIP. Então, é responsabilidade do servidor proxy decidir quais telefones "tocaram" quando uma chamada vem para o Bob. Com SIP, isso poderia significar a seleção de um único telefone para tocar, ou apenas tocando todos os telefones de uma só vez.

Como o SIP é usado para controle de chamadas, recursos como correio de voz e atendedor automático não fazem parte do próprio protocolo SIP. Em vez disso, eles são fornecidos por pontos finais que enviam e recebem chamadas themsleves. Isso significa que uma rede VoIP baseada em SIP não tem paralelo real com o "PBX" na telefonia tradicional. Você pode ouvir o termo "Servidor SIP" ou "PBIP SIP" usado para descrever o servidor proxy SIP, mas a funcionalidade é bastante diferente. No entanto, é possível integrar alguns recursos PBX tradicionais, tais conferências em um servidor proxy SIP. Por exemplo, o servidor proxy Asterisk SIP testado como parte de nossa demonstração iLabs

inclui correio de voz e atendente automático. Em outros casos, como um servidor de conferência com seus requisitos de processamento de sinal digital pesado, você pode querer um dispositivo dedicado separado.

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